Atenção!

Todos os comentários são da inteira responsabilidade do autor.

Moderação de Comentários Activo

terça-feira, agosto 29, 2006

Dicas para melhor desempenho do seu computador pessoal que contenha o Windows XP

Certamente por muitos upgrades que faça à sua máquina o windows continua um pouco pesado devido a alguns segredos que estão ocultos aos utilizadores devido à maioria que fáz alterações, estas serem sem o devido conhecimento da àrea e por consequente serem desastrosas e até "mortais" em sertos casos levando á reinstalação total do sistema.
Faça uma cópia de segurança do windows só por percaução.
No entano se quer fazer as devidas alterações para que este fique, sem necessidade de comprar hardware novo, aqui ficam algumas dicas para que o windows não fique tão "pesado" como o é de origem:

1ª - Arranque mais rápido (tornar o serviço "Prefetcher" melhor)
Iniciar → Executar → regedit
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\SessionManager\MemoryManagement\PrefetchParameters
depois descobrir o valor
EnablePrefetcher e colocá-lo a 5
(por vezes não é necessário alterar esta chave visto que em alguns casos o windows a altera misteriosamente para o valor 5 que deveria ser de origem 3)

2ª - Para o Win Xp encerrar mais rapidamente
Iniciar → Executar → regedit
depois navegar:
HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop
depois procurar o valor HungAppTimeout e verificar que se encontra a 5000 (caso contrário mude-o para o valor especificado)
depois mudar o valor WaitToKillAppTimeout de 20000 para 4000
depois navegar:
HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Control
e depois colocar o valor WaitKillServiceTimeout a 4000
E por fim para quem tem uma placa gráfica Nvidia ir a:
Painel de controlo/Ferramentas Administrativas/Serviçose colocar o "Nvidia Driver Help Service" para manual.

3ª Aumentar os downloads do Internet Explorer
Iniciar → Executar → regedit
HKEY_CURRENT_USER/Software/Microsoft/Windows/CurrentVersion/InternetSettings
depois clicar em adicionar valor, e adicionar os valores DWORD seguintes:
MaxConnectionsPer1_0Server=Dword:0000000a
MaxConnectionsPerServer=Dword:0000000a

4ª Internet mais veloz
Iniciar Executar Regedit
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Tcpip\ServiceProvider
Depois seleccionar ServiceProvider e alterar os valores hexadecimais:
Class - 1
DnsPriority - 7
HostsPriority - 6
LocalPriority - 5
NetbtPriority – 8

5ª Melhor Desempenho no Windows XP
Vá em, Meu Computador > Propriedades > Avançado > Desempenho > Configurações > “Ajustar para Obter o Melhor Desempenho”.

6ª Desabilite os balões de aviso do Windows XP
Se deseja desabilitar aqueles balões de aviso qua aparecem sempre que o sistema executa alguma função específica, por exmplo detecção de novo hardware, actualizações automáticas, computador com risco de segurança, enfim muitos daqueles balões que lhe "roubam" um pouco da sua presiosa RAM e do seu FP, faça o seguinte: execute o regedit e vá para a chave HKEY_CURRENT_USER/Software/Microsoft/Windows/CurrentVersion/Explorer/Advanced
clique bo menu Editar/Novo/Valor DWORD e dê o seguinte nome para ele: EnableBaloonTips e presione Enter, de seguida clique nele 2 vezes e altere o seu valor para 0 e os balões não seram mostrados da próxima vêz.

7ª Windows mais leve
Pode desabilitar muitas coisas desnecessárias no Windows a fim de deixá-lo mais leve, para isso vá a Painel de Controlo, Ferramentas Administrativas e escolha a opção Serviços.
Desde que você seja um unico usuário e não esteja ligado em rede, todos os serviços abaixo poderam ser desactivados da segunte forma: clique em cada um dos serviços abaixo com o botão direito do rato e seleccione propriedades, de seguida no separador Geral aparece o tipo de arranque e escolha desactivar para todos os serviços abaixo:
Alerta;
Agendador de Tarefas;
Alocador Remote Procedure Call;
Localizador de Computadores;
Troca rápida de usuários;
Acesso a dispositivos de interface humana;
Serviço de Indexação (Este quando activado retira uma grande quantidade de performande do seu HD);
Mensageiro;
Logon de Rede (se o computador estiver em rede este pode ser desactivado);
Netmeeting Remote Desktop;
Registo Temoto;
Servidor;
Serviço de Descoberta SSDP;
Auxiliar NetBios TCP/IP;
Telnet;
Universal Plug and Play Device Host;
Upload Maneger;
Horário do Windows (este por vezes não é aceite a modificação, terá de ser feita em arranque de modo de segurança);
Configuração zero sem fio;
Estação de trabalho;
Temas (este irá retirar o tão elegante e pesado estilo do Windows XP pelo mais tradicional e mais leve windows 2000);

8ª Num Lock ligado no arranque
Eis que o Windows abre a tela de login e você vai digitar a sua senha e, se ela conter números, estes não aparecem. É porque a tecla Num Lock não se encontra ligada. Pode até parecer um bug do windows mas não é, o windows mantem a tecla apagada por prédefenição se o seu computador estiver a operar com multiusuário. Mas pode corigir o problema através do registo:
encontre estachave: HKEY_USERS/Default/ControlPanel/Keyboard e troque o valor de InitialKeyboardIndicator de 0 para 2.

9ª Limpar o cache do sistema de protecção de arquivos
Para já vamos defenir o tamanho da sua cache, para isso siga estes passos: Iniciar, Executar e digite cmd (linha de comandos) e digite nela sfc /cachesize=50 (atenção ao espaço entre o sfc e a barra) e presione Enter, depois o cmd irá avisar se foi concluida ou não a acção.
Agora vamos libertar espaço do seu cache, para isso da mesma forma escreva sfc /purgecache e precione Enter (isto irá levar algum tempo basta observar o led indicador da utilização do seu hd).
Se mais tarde o Windows vier a precisar de algum deles e não encontrar na cache, basta inserir o cd do Windows XP e ele encontrará o dll que precisa.

10ª Arranque com o sistema limpo
Vamos agora fazer com que o Windows XP tenha um arranque sem aquela enorme quantidade de coisas que você não utiliza mas que são carreganadas pelo windows, isto vai zazer o seu computador ficar mais rápido no arranque e a sua posterior utilização de outras aplicações. Para isso começe por navegar no menu Iniciar, Executar e digite msconfig, uma vêz aberto, no separador Geral na selecção de arranque modifique para Arranque selectivo e depois desmarque as seguintes opções: Processar ficheiro System.ini e Processar ficheiro Win.ini.

11ª Como libertar 20% da sua banda de rede/internet?
Pois bem já pensou em certos dias a sua internet/rede estar um pouco baixa em relação à que se encontra estabelecida pelo seu servidor de endereços (por exemplo ter uma ligação máxima de download de 512 kbps e na realidade quando transfere alguma coisa esta se encontra nos 392kbps), vou deixar aqui uma ajuda para "dar" mais 20%. Para o fazer basta seguir estes pontos:
Vá a Iniciar, Executar e digite gpedit.msc e presione Enter;
Vá a Configurações do computador/Modelos Administrativos/Rede e seleccione na janela da esquerda Agendador de pacotes QoS. Na janela da direita dê duplo clique em Limite de reserva de banda.
Depois na àrea de Configuração seleccione Ativado, na linha limitadora de % da banda digite 0. Clique aplicar e OK;
Vá a Painel de Controlo/Conecções de Rede e clique com o botão direito do rato na ligação que usa e vá até propriedades. No separador geral habilite o Agendador de Pacotes QoS, se ele já se encontra habilitado deixe-o assim;
O ultimo passo é reiniciar o computador. Se houver mais de um computador em rede, é preciso seguir este procedimento em todos para que haja um real benefício.

12ª Retitrar programas no arranque do Windows
Certamente já se apercebeu que muitos dos programas que instala no seu computador (Isto acontece com muitos dos reprodutores de audio/vídeo) comoca um icon de startup junto do relógio, isto causa um pouco de congestionamento do HD e de RAM, para resolver o problema vá até Iniciar/Executar e digite msconfig e dê um Enter depois vá até ao ceparador Arranque e ai vê todos os programas que iniciam com o seu Windows (por exemplo Windows Messenger, WinAmp, iTunes, Winzip... quantos mais programas tiver instalados maior será a lista do arranque e maior quantidade de RAm e de FP do seu HD será necessária) para saber quem é quen no meio daquela lista de executaveis basta ver a tabela Comando que se encontra ao lado do item de arranque e navege até ela e execute o executável (".exe" e veja a que programa corresponde) se n necessita dele então desmarque da lista.
No entanto tenha cuidado à programas que têm de iniciar.
Fica aqui a lista dos que se encontram na lista do msconfig que têm de iniciar:
regsvr32/s mqrt;
RunDll32 cmincnfg;
ctmon.
Estes programas variam de sistema para sistema, conforme a instalação do Windows.
Mas para ser mais presiso retire com segurança aqueles que se encontram na localização C:\Programas\...
Depois reinicie o Computador e vai ver uma grande diferênca tanto na eficiência como na rapidêz.

13ª Faça o Internet Explorer abrir mais rápido
Um bug original do Windows 2000 acabou por permanecer no Windows XP, levando o Internet Explorer a pesquisar por tarefas agendadas sempre que é aberto. Você pode eliminar este problema encontrando o seguinte item do registo:
HKEY_LOCAL_MACHINE/Software/Microsoft/Windows/CurrentVersion/Explorer/RemoteComputer/NameSpace
encontre então na coluna da direita a chave ClassId key denominada {D6277990-4C6A-11CF-8D87-00AA0060F5BF} e faça delete. Saia do registo e abra o Internet Explorer.


Ficam desde já os meus cumprimentos, e irei continuar a dar mais dicas ou notícias sobre o assunto.
Ass: Miguel

2 comentários:

Anónimo disse...

ta bom, acho fixe fazerem dicas deste tipo para o pessoal ficar mais informado e saber sempre um pouco mais no que diz respeito a software, abreço continuem

pexito-do-campo disse...

eu como blogger e representante dos membros deste blog. tenho a agradecer todos os comentários positivos e negativos (que até agora não é nenhum. e com estes comentários, tentamos fazer mais trabalho e melhor. obrigado!