Atenção!

Todos os comentários são da inteira responsabilidade do autor.

Moderação de Comentários Activo

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Carrinha da PSP com 21 anos desamparada.

Sete elementos da PSP de Almada temeram ontem pela vida quando a carrinha em que seguiam para uma ocorrência ficou sem travões. Descontrolada, a viatura entrou em contramão e só acabou por parar num espaço ajardinado existente entre as faixas.

Eram 06h00 quando desacatos numa discoteca situada na praça Gil Vicente, em Almada, exigiram a presença das autoridades. Uma Equipa de Intervenção Rápida da PSP, composta por sete elementos, dirigia-se para o local numa carrinha Iveco com 21 anos quando, no cruzamento entre as avenidas Bento Gonçalves e Nuno Álvares Pereira, o condutor se apercebeu que a viatura não travava.

Tentanto manter o controlo da carrinha, o condutor acabou por entrar em contramão na avenida Nuno Álvares Pereira, passando entre duas viaturas que transitavam em sentido contrário. O agente que seguia ao volante conseguiu levar a velha Iveco até ao separador central das faixas, onde existe uma zona ajardinada, onde conseguiu imobilizar a viatura, já em derrapagem, com a ajuda do travão de mão.

“Isto é um resultado que era previsível, porque aquela carrinha, com 21 anos, já não tem condições para estar ao serviço”, disse ao CM Luís Teixeira, da Associação Sindical Independente de Agentes da PSP (ASP).

“Aqueles agentes podiam ter morrido ou ter ferido alguém num acidente”, afirma o sindicalista.

Além disso salienta que a carrinha não tem condições para o transporte do equipamento dos polícias como os coletes à prova de bala e capacetes. “O material anda a estragar-se e só os coletes custam 1500 euros cada”, referiu.

Fonte do comando da PSP de Almada disse ao CM que a carrinha em questão passou na inspecção e até tinha sido reparada há pouco tempo. “Todos os carros têm avarias”, referiu. Quanto à possibilidade de receberem novas viaturas disse: “Estamos sempre à espera de receber viaturas novas, mas até lá temos de trabalhar com as que temos e milagres ninguém faz.”

VIATURAS DISTRIBUÍDAS

Luís Teixeira recorda que antes da realização do Campeonato Europeu de Futebol, em 2004, foram entregues aos comandos das cidades onde se realizaram os jogos, um número alargado de carrinhas. “Estas carrinhas deviam, depois de terminar o Euro, ter sido redistribuídas por outros comandos, onde se insere o de Almada. O problema é que o Euro acabou e as carrinhas ficaram onde estavam”, salienta o sindicalista. “Acho que como alternativa mandaram vir esta carrinha velha, mas se a carrinha não serve para Viana também não devia servir para Almada, que tem mais criminalidade”, disse.

PORMENORES

VEIO DE VIANA

A carrinha Iveco com 21 anos estava ao serviço da PSP em Viana do Castelo e foi entregue à Divisão de Almada apenas há cerca de um mês.

INTERVENÇÃO RÁPIDA

A PSP de Almada possui actualmente cinco Equipas de Intervenção Rápida (EIR), que têm como objectivo dar apoio aos polícias em patrulha e agir em situações de risco.

FICAM COM UMA

Depois do acidente de ontem, a PSP de Almada ficou com apenas uma carrinha operacional para as Equipas de Intervenção Rápida, pois, das duas outras existentes, ambas Ford Transit, uma já tinha sofrido um acidente há cerca de três meses e está desde aí parada.

Antunes de Oliveira, in Correio da Manhã



Sem comentários: